O fruto Medronho embebeda? O fruto Medronho tem álcool?
Comer Medronhos não embebeda, beber aguardente sim! O fruto Medronho na árvore não tem álcool, como tal comer a fruta medronho não o vai embebedar.
Um grande mito em torno do Medronho, é de que poderá alcoolizar a ingestão do fruto em fresco.
Explicação: Tal como qualquer outra fruta com açúcar após entrar em fermentação os açucares são transformados em etanol (álcool). No entanto quando colhidos da árvore e para ingestão em fresco esse processo ainda não se iniciou e como tal não tendo álcool ninguém fica "bêbado".
Esses frutos são Lichias!
Você não é o único, alguma confusão surge com o fruto medronho e litchia. O medronho não é liticha, são frutos diferentes.
O litchi ou lichia pertence à família das Sapindáceas e o seu nome científico é Litchi chinensis.
Apesar de ser também uma fruta, as semelhanças com o Medronho ficam por aqui.... 3 formas fáceis de ver a diferença:
1) A lichia tem casca rija, o medronho mole
2) A lichia tem caroço, o medronho sementes muito pequenas
3) A lichia tem tons de branco por dentro, tendo o medronho laranja e amarelo
De onde vem o nome Medronho?
O nome científico “Arbutus unedo” conjuga o nome do género “Arbutus”, para arbusto ou pequena árvore, e o restritivo específico “unedo”, derivado do latim “unus”- um e “edo”- comer, que se juntam na expressão “unum tantum edo” ou “comer apenas um”, atribuída ao naturalista romano Plínio, o Velho.
A designação deve-se ao suposto efeito alcoólico que o consumo excessivo de frutos muito maduros pode provocar. Apesar de não estar cientificamente comprovado este efeito, o medronho deve ser consumido com moderação como, aliás, qualquer outra fruta.
O Medronho é só Português?
Não! Espanha, Itália e Grécia tem uma histórica ligação com o Medronheiro tal como Portugal. Estes para além das suas tradicionais bebidas alcoólicas tem outras curiosidades:
Em Itália, o medronheiro é a árvore nacional por apresentar, em simultâneo, as três cores da sua bandeira: frutos vermelhos, flores brancas e folhas verdes.
Em Espanha, o símbolo da cidade de Madrid mostra um urso e um medronheiro. Diz-se que ambas as espécies estavam presentes em torno da cidade e que o símbolo estará associado a uma disputa de terras, no século XIII, entre a administração e o os representantes do clero, que ficou sanada com a separação e atribuição dos pastos ao clero e do território arborizado à cidade.
Em Madrid, no Museu do Prado, que está exposta a obra “O Jardim das Delícias Terrenas”, um tríptico do pintor holandês Hieronymus Bosch, onde o medronheiro simboliza a fugacidade do prazer, que era conhecido na corte espanhola como “La pintura del madroño”.
Qual o nome correcto: Ervedeiro, Morangueiro ou é mesmo Medronheiro?
Apesar de conhecido por múltiplos nomes em Portugal o Medronheiro é o mais comum!
Os vários nomes que esta árvore tem são: ervedeiro, morangueiro, ervedo, êrvodo, érvodo, ervado, meródio e medronheiro.
Em inglês, a designação comum para medronheiro é strawberry tree (os frutos vermelhos e redondos fazem lembrar morangos), enquanto em castelhano é madroño e em francês arbouisier.
Porque a Aguardente Medronho tem um preço diferente das restantes aguardentes e até outros destilados? Qual o preço da aguardente de medronho? Quanto custa um litro de medronho?
O preço mais elevado da aguardente de Medronho face a outras aguardentes, gins ou vodkas está relacionado com 3 factores importantes que fazem com o que a Aguardente de Medronho tenha custos de produção mais elevados.
1) utilização de 100% de fruta Medronho madura, ao contrário de outras bebidas que utilizam subprodutos da fruta ou restos de fruta que foram colhidas para outras utilizações. Distinto de outras bebidas feitas à base de cereais ou batata por exemplo.
2) Apanha manual do fruto e mão de obra associada a este processo. A não mecanização desta atividade e a escolha criteriosa do produto final com várias passagens na mesma arvore de modo a colher o fruto no estádio correto de maturação.
3) Destilação lenta e tradicional. Para garantir os aromas e a qualidade do destilado existe um processo de destilação, de cerca de 6 a 8 horas, manualmente controlado para a produção de apenas 15 a 20litros de Aguardente de Medronho.
Quanto pesa 1 Medronho (1 fruto)?
Há uma grande variedade no tamanho do fruto, em estado maduro para apanha, pode ter entre 0.5 e 3cm de diâmetro e um peso de 2 a 15 gramas.
Dependendo da utilização o tamanho poderá ou não ser importante. Para a destilação ou culinária que são as utilizações mais comuns o mais importante é sempre o nível de açúcar que o fruto tem e o sabor!
Quantos quilos de medronho são necessários para fazer um litro de aguardente?
Uma questão comum entre as pessoas que trabalham este fruto para a produção do famoso destilado. Apesar de não existir uma resposta exacta os valores são entre 6 e 10Kg de fruto para 1 litro de Aguardente de Medronho.
Este valor depende de 4 factores importantes:
1) Estado de maturação do fruto (mais madura terá mais açúcar e mais potencial para gerar etanol\álcool)
2) Terroir, região de onde provem o fruto (baixo Alentejo e Algarve nível de açúcar mais elevado e mais sabor)
3) O teor alcoólico que se pretende no destilado final
4) A qualidade dos equipamentos de destilação condicionam o aproveitamento
Quantos graus tem o Medronho?
O Medronho tradicional do baixo Alentejo tem entre 48% e 52% Vol.
O teor alcoólico da aguardente de Medronho é usualmente medido por duas escalas Escala Cartier e Gay-Lussac. A mais comum em Portugal é a Gay-Lussac em que a relação é direta: a marca de 50 graus Gay-Lussac significa que há 50% de álcool na bebida.
Legalmente em Portugal, para ter a designação "Medronho" tem de ter no minimo 42% Vol.
Qual o sabor do Medronho?
A que sabe o medronho é uma dúvida comum pois muitas pessoas não tem acesso ao produto em fresco.
O fruto medronho tem um sabor característico e único, geralmente, é descrito como agridoce, ligeiramente ácido e adstringente. Tem uma combinação de doçura e acidez, com um toque adstringente que pode variar dependendo do nível de maturação do fruto.
Algumas pessoas comparam o sabor do medronho a uma mistura entre maçã, figo e framboesa, mas com uma nota adstringente mais pronunciada.
Qual é a melhor aguardente de Medronho?
Como não seria deixar de estranhar todos os destiladores elegem a sua aguardente como a melhor. Quando provar uma aguardente de medronho deverá avaliar os seguintes factores:
Aspecto: limpido
Cor: incolor; topázio (excepto se esta for envelhecida. Se o for terá a cor e tonalidade em função das madeiras onde envelheceu do tempo que ficou a envelhecer)
Aroma: a fruto medronho e etéreo
Sabor: a fruto medronho, acidez e alcoólico
Desconfie da qualidade da aguardente se lhe cheirar a cola, diluente, verniz, relva acabada de cortar, arranhar na garganta o tiver uma cor azulada
Depois decida por si qual a melhor!
Quais os benefícios para a saúde do Medronho?
Entre os benefícios do fruto medronho para a saúde, destaca-se precisamente a atividade antioxidante, que é “superior à de frutos de outras proveniências”, refere a Universidade de Aveiro: “A atividade antioxidante reflete a capacidade de evitar a formação de radicais livres, substâncias que, quando produzidas em excesso no organismo são responsáveis pelo stress oxidativo, conhecido por provocar danos no organismo humano, os quais estão associado ao envelhecimento e aumento da suscetibilidade a diversas doenças, nomeadamente as doenças civilizacionais emergentes”.
O mesmo projeto de investigação identificou a presença de ácidos gordos insaturados, entre os quais ómega 3 e 6, com um papel no controlo dos níveis de colesterol, na saúde da pele e dos ossos. A presença de betacaroteno (outro antioxidante natural), e das vitaminas E e C tinham sido já anteriormente documentadas. De resto, é elevada a presença de açúcares na composição do medronho, pelo que o seu valor energético é relativamente elevado, reforçando-se com a maturação.
Quer saber mais sobre medronho e medronheiros?
Se pretende saber sobre as plantas, árvore o fruto, a aguardente ou outras curiosidades não hesite em contactar-nos no link abaixo ou claramedronho@gmail.com